Abono Salarial 2017 – Quem tem direito?


O trabalhador brasileiro tem inúmeros benefícios que podem ajudar cada vez mais em sua renda. E um deles é o Abono Salarial 2017.

Mas muitos desconhecem e ficam sem recebê-los por falta de informação. Aos informados, a cada ano tem uma espera ansiosa pelo pagamento desse benefício.

​O Abono Salarial 2017 equivale a um salário mínimo e o pagamento é efetuado conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT.

publicidade:




Todos podem receber o abono?

Infelizmente não são todas as pessoas que tem direito ao abono, por isso resolvi dedicar esse artigo para explicar tudo sobre isso.

publicidade:

Abono Salarial 2017

Hoje vou explicar para você 4 tópicos:

  • Quem tem direito a receber o Abono Salarial 2017;
  • Dicas de como recebe-lo;
  • Qual o valor?
  • Como fazer a consulta

Abono Salarial 2017: Quem tem direito?

Como dito no início, não são todas as pessoas que tem direito a ele. Então veja abaixo quais requisitos você precisa para poder sacar seu dinheiro

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

E quem não tem direito?

Não têm direito ao Abono Salarial os empregados domésticos, os trabalhadores urbanos ou rurais empregados por pessoas físicas, os menores aprendizes e os diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS.

Dicas: Como Receber Abono Salarial 2017

O pagamento do Abono Salarial 2017 pode ser realizado de diversas formas, como por exemplo, via crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa.

Pode ser feita por crédito na própria folha de pagamento. Ou o Abono Salarial 2017 pode ser retirado nos caixa eletrônicos e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão.

E, por fim, em agências da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento de identificação.

Se você, trabalhador, ainda não possuir seu Cartão Cidadão, poderá solicitar o seu de forma gratuita em qualquer Agência da Caixa, ou também pelo telefone 0800-726-0207.

Para que seu atendimento seja mais rápido, tenha em mãos o seu número do Cadastro NIS. O Cartão Cidadão torna o recebimento do Abono Salarial 2017 muito mais prático.

Qual documento eu preciso apresentar para identificação?

A identificação do cidadão é feita pela apresentação de, pelo menos, um dos seguintes documentos:

publicidade:
  • Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de Segurança Pública dos Estados e Distrito Federal;
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH, novo modelo, dentro do prazo de validade;
  • Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por Decreto;
  • Carteira Trabalho Previdência Social – CTPS;
  • Identidade Militar expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
  • Passaporte, emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanência temporária pelo país;

É necessário que os dados cadastrais do titular estejam atualizados junto à Caixa, bem como o beneficiário tenha seu número no Cadastro NIS. Faça o seu Cartão Cidadão e facilite na hora de receber o seu Abono Salarial 2017.

abono salaria 2017

Qual é o valor que receberei?

O valor do Abono Salarial 2017 será de, no máximo, um salário mínimo R$788,00 (Setecentos e Oitenta e Oito Reais), para o trabalhador que tenha exercido atividade durante todo o ano- base e calculado proporcionalmente ao número de meses trabalhados para aqueles que tenham trabalhado menos de 12 meses ao longo do ano-base.

E quando é liberado?

O Abono salarial é um benefício liberado anualmente, ou seja, os empregados que recebem até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) também possuem o direito.

Como fazer a Consulta

Para consultar o PIS pelo telefone da CAIXA, há um canal direto para fazer estas consultas, poderá consultar o saldo do PIS, o rendimento e quando e quanto receberá o PIS.
Para consultar o PIS pelo telefone ligue para o número 0800 726 0207 de telefone fixo ou celular de segunda a sexta, das 08h às 22h, e aos sábados, 10h às 16h.
Além do PIS, poderá também consultar outros benefícios sociais, como o Bolsa Família, o Bolsa Atleta, Cartão Cidadão e FGTS.
Para consultar o calendário de pagamento do PIS, clique aqui!

 

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *