Diferença Entre PIS x Abono Salarial


Você sabe qual a Diferença Entre PIS x Abono Salarial?

Diferença Entre PIS x Abono Salarial

O Programa de Integração Social abrange grande parte dos trabalhadores brasileiros, tanto os funcionários da rede pública, como privada. Para ser beneficiado com o PIS é preciso cumprir alguns requisitos, sendo eles:

publicidade:




  1. Ter sido cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  2. Ter recebido uma remuneração mensal média de, no mínimo, dois salários mínimos durante o ano-base;
  3. Ter cumprido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, sendo consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  4. Ter seus dados atualizados e informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais.

Além disso, é preciso estar atento na diferença entre PIS x Abono Salarial, que deixa alguns beneficiados em dúvida.

Vamos conferir a seguir tudo sobre PIS e Abono Salarial a seguir.

publicidade:

Diferença Entre PIS x Abono Salarial

A diferença entre PIS x Abono Salarial se consiste basicamente no fato de o PIS (Programa de Integração Social) ser instituído pelo Governo, através do qual é pago o abono salarial aos trabalhadores inscritos no Programa.

publicidade:

O Abono Salarial equivale a um salário mínimo e o pagamento é efetuado conforme calendário anual divulgado pelo CODEFAT.

O procedimento é o mesmo que o PIS e o pagamento é o mesmo. O beneficio do Abono Salarial é um direito dos trabalhadores que recebem salário de empregadores que contribuem para o PIS – Programa de Integração Social ou para o PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Diferença Entre PIS e Abono Salarial – Informações Gerais

O Abono Salarial não pode ser sacado após as datas estipuladas a cada ano pelo CODEFAT e, caso o abono não seja sacado pelo trabalhador até as datas-limite do calendário anual de pagamentos, o trabalhador perde o benefício.

E caso eu ultrapasse a data limite?

Após o prazo, o valor é encaminhado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador. Por isso, é importante que o trabalhador esteja sempre atento ao calendário PIS e à média salarial recebida no ano de referência.

pis abono salarial

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *