Número PIS Genérico


Você conhece o Número PIS Genérico?

Muitos trabalhadores conhecem este número, mas talvez nem todos saibam sua importância. Criado pela Lei Complementar nº 7/1970, o Programa de Integração Social, conhecido por sua sigla PIS, é voltado para o trabalhador da iniciativa privada.

O Programa nasceu com o intuito de gerar a integração entre o trabalhador do setor privado com o desenvolvimento da empresa.

publicidade:




Número PIS Genérico

Todas as empresas pagam o PIS sobre o faturamento bruto da empresa. São duas tarifas. No regime cumulativo é de 0,65% e no não cumulativo de 1,65%.

publicidade:

As empresas e entidades sem fins lucrativos também contribuem para o PIS. Neste caso, com 1% sobre o valor da folha de pagamento dos funcionários.

Contribuição tributária social

O PIS é um imposto com função social. Seu fundo é voltado para financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. O abono salarial é pago anualmente pelo governo por meio da Caixa e do Banco do Brasil.

Todos os anos, os bancos divulgam um calendário de pagamento. Em 2015, os pagamentos iniciam em julho e encerram em março de 2016.

publicidade:

Tem direito ao abono salarial quem está inscrito no PIS há pelo menos cinco anos, trabalhou ao menos 30 dias no ano-base, que neste caso é 2014, recebeu a média mensal de até dois salários mínimos no ano-base e que o empregador tenha informado seus dados corretamente a RAIS. O valor pago no abono é de um salário mínimo.

Mesmo tendo carteira assinada, os empregados domésticos não recebem o abono, pois sua contratação está vinculada a uma pessoa física e não a uma pessoa jurídica – uma empresa.

Número PIS Genérico – Consultas

Quantos dígitos tem o PIS/PASEP?

Ele tem 11 dígitos. É com esse número do PIS que o trabalhador pode, por exemplo, consultar saldos como o FGTS. O também representa o número de inscrição do trabalhador.

É com esse número que os trabalhadores dão entrada em suas aposentadorias.

O número do PIS também é utilizado para sacar dinheiro do INSS, junto com um documento de identidade oficial com foto.

E caso eu perca meu número do PIS, como faço?

Abaixo mostrarei o passo a passo caso isso aconteça. Confira:

  • Acesse o site do CNIS clicando aqui;
  • Clique em “Inscrição”;
  • Escolha a opção “Filiado”;
  • Complete os campos solicitados com suas informações;
  • Se seus dados estiverem corretos, vai aparecer uma mensagem no parte superior da tela dizendo que ele já consta no cadastro. O seu número do PIS é o número NIT.
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *