PIS Aposentadoria 2017: Saque, Valor, Quem recebe?


Veja hoje sobre PIS Aposentadoria 2017: Saque, Valor, Quem recebe?

Se aposentar pode ser muito das vezes um grande alívio para muitos cidadãos, onde enxergam na aposentadoria uma luz no fim do túnel para sair do vermelho ou literalmente viver de sombra e água fresca.

Às vezes essa recompensa vem de poder realizar planos que sempre estiveram na gaveta pela dura dedicação ao trabalho por muitos e muitos anos.

publicidade:




Calculo do PIS

Não pense você que basta se aposentar, receber os seus direitos trabalhistas, dar entrada no FGTS entre outros e pronto.

publicidade:

Você já ouviu falar em “quotas”? Não… Então vamos fique atento as explicações abaixo.

Quotas de Aposentadoria do PIS

O que são? Quem tem direito?

A distribuição de cotas ocorreu entre 1971 a 04/10/1988. Os trabalhadores cadastrados no PIS e que foram devidamente cadastrados na RAIS da época, possuem saldo de quotas e rendimentos a receber em diversas situações diferentes.

Os trabalhadores cadastrados exatamente de 05/10/1988, não possuem o direito a essa cotas, pois os valores recolhidos a títulos de PIS passaram a financiar o Seguro Desemprego e o Abono Salarial.

Quotas de Aposentadoria do PIS: Como e quando receber?

O saque de cotas não é benefício apenas de aposentadoria, é permitido também nos seguintes casos:

Direito ao PIS

  • Aposentadoria;
  • Invalidez permanente ou Reforma Militar;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Transferência de militar para a reserva remunerada;
  • Titular ou dependente(s) portador (es) do vírus HIV(SIDA/AIDS);
  • Titular ou dependente(s) portador (es) de Neoplasia Maligna (câncer);
  • Morte do participante;
  • Benefício Assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso.

A quota pode ser paga para o aposentado que rompeu o contrato de trabalho e deseja a tal “sombra e água fresca”, como também para aquele que deseja continuar trabalhando.

Quotas de Aposentadoria do PIS

Veja abaixo dicas importantes:

1. Se você decidir para de trabalhar de vez após a concessão da quota do PIS, terá o direito ao saque do FGTS. Não se preocupe pois não há prazo para fazer o pedido na Caixa, na hora do pedido é preciso levar alguns documentos. Você pode sacar mensalmente os 8% sobre o valor bruto da remuneração (R$ 160,00), caso continue no mesmo trabalho, após a concessão do benefício;

2. Com o cartão cidadão é possível sacar até R$ 1.000,00 em loterias ou em caixas eletrônicos, mas para valores maiores, é preciso ir até uma agencia da Caixa;

3. Se você quiser é possível continuar trabalhando e sacar a grana do PIS ou retirar o rendimento anualmente. Quem perde o prazo terá o rendimento acumulado ao saldo;

4. Se o empregador não fizer os depósitos, o aposentado pode entrar com uma ação judicial, por que com certeza é causa ganha.

publicidade:

PIS Aposentadoria: O que é? Como funciona?

Antes de dizer como funciona a questão do PIS para aposentadoria, vamos passar algumas informações sobre qual o significado e os benefícios que esse programa traz para os trabalhadores.

O que é o PIS?

O PIS é um valor que é retirado do salário de trabalhadores da área privada, como uma espécie de contribuição tributária.

No qual a empresa em que você está exercendo certa função ela irá inscrever você nesse programa que tem caráter social e essa inscrição gera um número é com ele que você fará possíveis consultas de valores no futuro.

A sigla PIS significa Programa de Integração Social.

Dessa forma todos os trabalhadores que forem registrados em carteira tem o direito ao PIS. Mas para recebê-lo não basta apenas possuir o cadastro, é preciso ter algumas condições preenchidas antes de solicitar.

E como eu faço para solicitar a aposentadoria? 

Solicitar PIS Aposentadoria

Existem dois momentos em que você pode solicitar o PIS, no caso do abono salarial e no caso de quotas.

Na primeira situação o trabalhador tem direito a pedir se estiver:

  • Há no mínimo cinco anos inscrito no programa;
  • Ter trabalhado de carteira assinada no ano anterior pelo menos trinta dias;

Para então receber um valor equivalente ao salário mínimo vigente…

Enquanto que no caso das quotas do PIS, o trabalhador terá o direito de retirar todo o dinheiro que foi acumulado durante esses anos em momentos como o da aposentadoria.

Mas essas quotas não estão disponíveis para todos os funcionários das empresas privadas.

Normalmente quem tem esse direito são as pessoas que tiveram o seu cadastro efetuado no ano de 1971 até o ano de 1988, no qual era feito um depósito como se fosse um fundo reserva para a pessoa.

Porém com a mudança da Constituição, esse valor do PIS começou a ser direcionado para o seguro desemprego do trabalhador.

Assim, poucos têm acesso a esse valor. Só que se você foi registrado nesse período e não resgatou ainda é possível que você tenha o valor acumulado em sua conta.

Saque PIS – Como Sacar o PIS

Se você já tem o extrato em suas mãos e só precisar agora pegar o valor, você terá que ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, a qual for mais perto de você.

Tem também o dever de levar alguns documentos que serão essenciais na hora, para que a pessoa que for te atender possa identificar você como o dono daquele valor.

Que documentos eu preciso levar?

Se você for sacar o valor após consultar PIS aposentadoria, é bom você levar sua carteira de trabalho para a comprovação do período de serviço, é de extrema importância que você esteja com o documento da identidade.

É necessário que você tenha algo que comprove o número do seu PIS, pode ser de um extrato ou de algum outro documento que contenha.

E por fim, um documento que comprove que você está aposentado, ou seja, você pode levar uma certidão de aposentadoria que é emitida pelo INSS ou uma declaração da própria empresa.

Espero que esse post tenha sido útil e esclarecido algumas informações continuem acompanhando o blog para ficar por dentro das notícias.

PIS Aposentadoria

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *